SALA DE LEITURA

Recomendações necessárias na aquisição de imóveis

A aquisição de um imóvel deve ser sempre um processo muito cuidadoso. Tanto para a pessoa física, com a aquisição da casa própria, quanto pela pessoa jurídica, com a alocação do estabelecimento comercial ou industrial naquele imóvel considerado perfeito para a atividade. Ainda que a ansiedade pela concretização do sonho da propriedade impacte no desejo de transpor o cumprimento das etapas necessárias, é necessário, sim, muita cautela.

Inicialmente, é preciso fazer uma análise criteriosa de toda a documentação do imóvel e do vendedor, solicitando todas as certidões judiciais e extrajudiciais. Muitas vezes, ao levantarmos documentos dos imóveis e dos vendedores, acabamos, por exemplo, obtendo certidões tributárias “Positivas com Efeitos de Negativas”, dando uma falsa sensação de que está tudo conforme. No entanto, referida certidão significa que o vendedor possui débitos tributários com exigibilidade suspensa, normalmente por parcelamento. E, neste caso, a verdade é que já há inscrição de algum débito em dívida ativa. 

Nestes casos, é de extrema importância que o comprador do imóvel solicite esclarecimentos ao vendedor. Isto porque, caso exista alguma inscrição de crédito tributário em dívida ativa – a menos que o devedor tenha reservado quantia suficiente para pagamento – as vendas realizadas após referida inscrição serão consideradas como fraudulentas, nos termos da Lei Complementar 118/2005 e dos recentes julgados do STJ.  Assim, é necessário que o vendedor esclareça quais são as inscrições pendentes e se há capacidade de pagamento, ficando ao critério do Comprador a análise do risco da operação.  Para evitar dissabores, recomenda-se, no caso dos débitos tributários, que as aquisições sejam feitas somente após a baixas das inscrições em dívida ativa em nome do vendedor. Caso contrário, o comprador estará sujeito, sim, à declaração de fraude. 

Portanto, inúmeras são as armadilhas a que o pretenso comprador está exposto em todo o processo de aquisição, que poderão, inclusive, culminar com a anulação do negócio jurídico de aquisição. É preciso ter em mente que a Súmula 375 do STJ estabelece que:

“O reconhecimento de fraude à execução depende do registro de penhora do bem alienado ou da prova de má-fé do terceiro adquirente”.

Porém ela é inaplicável em face das execuções fiscais, ou seja, em face dos débitos originários da créditos tributários. Assim, a velha máxima de que “se não houver penhora registrada no imóvel, não há problema” é um mito há muito tempo deve ser relativizado. E existem outras tantas questões que, além do registro de penhora, devem ser observadas. 

Caso o imóvel objeto da aquisição esteja locado, também é preciso assegurar-se, através de um documento formal, que o locatário renunciou ao direito de preferência. Assim como verificar se o contrato de locação está registrado na matrícula do imóvel e como ficará a situação do locatário com a aquisição.

Desta forma, o ideal é que todo o processo de aquisição seja acompanhado por um profissional com experiência na área imobiliária. Somente um olhar técnico é capaz de identificar possíveis contingências que precisam de aprofundamento.  Caso haja apontamentos nas certidões, é recomendável pedir esclarecimentos ao vendedor. Não se esqueça, também, de investigar por conta própria a origem de referido apontamento. Feita a análise dos apontamentos, é necessário sopesar os riscos e avaliar a viabilidade da aquisição. 

Por fim, recomenda-se que toda a documentação levantada deve ser arquivada e mantida pelo comprador enquanto o imóvel for de sua propriedade. São estes documentos que comprovarão que todas as cautelas foram tomadas antes da aquisição do imóvel, garantindo-lhe a condição de terceiro de boa-fé. 

*Texto: Carolina Kantek
*Editado por: Luiza Guimarães

Compartilhe essa leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

QUERO RECEBER LEITURAS.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico e na Pereira, Dabul Avogados?

Assine nossa Newsletter

CONTATO

Rua Pasteur, 463, 4° andar,  Bairro Batel Curitiba/PR – Brasil
CEP 80250-104

info@pereiradabul.adv.br
+55 41 3075-1500

A PEREIRA · DABUL APOIA

Fechar Menu