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As B Corps e o Capitalismo de Stakeholders

Criado em 2006 nos Estados Unidos, o Sistema B é um movimento global de negócio de impacto que ressignificou a receita capitalista na economia e “busca uma nova ‘genética’ econômica que permita que os valores e a ética inspirem soluções coletivas, sem esquecer das necessidades particulares”. A missão do movimento é “construir um ecossistema favorável para fortalecer empresas que usam a força do mercado para solucionar problemas sociais e ambientais”. A gestão baseada no impacto é, pois, composta por uma nova genética: o sucesso está ligado ao bem-estar das pessoas e do planeta. O lucro deixa de ser objetivo principal e passa a ser consequência.

Dessa forma, o movimento B defende que os negócios devam ter um propósito maior, tratar todos os stakeholders de forma equânime, gerar cultura e criar valores que garantam a sua perpetuidade. As empresas não devem apenas entregar valor aos acionistas, mas também às partes interessadas, como funcionários, comunidades e meio ambiente. Ou seja, acredita em um capitalismo que é capaz de fomentar tanto o bem econômico quanto social e ambiental, acarretando, conjuntamente, resultados benéficos aos negócios e à sociedade (Capitalismo de Stakeholders).

No Brasil, o movimento B (chamado de Sistema B) surgiu em 2014, com a visão de transformar o sistema econômico, por meio de uma rede global, atuante no Brasil e na América Latina, definindo os padrões, políticas e oferecendo ferramentas e programas para que os negócios mudem sua forma de operar, sua cultura e a estrutura do capitalismo. Além disso, o Sistema B certifica empresas que atingem os mais altos padrões de impacto positivo, as Empresas B, que estão liderando a forma como podemos solucionar as questões ambientais e sociais do nosso tempo. Trazendo a nova lógica sustentável para o mercado, entendendo que as empresas precisam medir e gerenciar seu impacto, para que ele seja sempre positivo, mostrando que é possível alinhar lucro e propósito. 

As Empresas B medem seus impactos sociais e ambientais e se comprometem de maneira pessoal, institucional e legal a tomarem decisões considerando as consequências de suas ações a longo prazo dentro das comunidades e no meio-ambiente. Assumem a responsabilidade de pertencerem ao movimento global de empresas que buscam a mudança do mundo utilizando a força do mercado como solução para problemas sociais e ambientais. 

A Certificação como Empresa B demanda um alto grau de comprometimento e dedicação das corporações em todo o processo, pois os negócios precisam ter práticas, políticas e processos consolidados para fazer jus à certificação. Em razão disso, não é possível certificar empresas que possuam menos de um ano de atividade, uma vez que neste período ainda não há padrões operacionais e culturais suficientemente estabelecidos ou consolidados, tampouco resultados significativos a serem mensurados.

Fundamentado no lema “novos tempos exigem novas formas de fazer negócios”, o Sistema B avalia o sucesso das empresas através da sua contribuição para o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade e o planeta. Mas de que forma tal sucesso é mensurado? As ferramentas e métricas estabelecidas pelo B Lab podem ajudar todas as empresas – não apenas Empresas B – a fazer essa transição para uma estrutura de gestão mais socioambiental responsável.

A Certificação B Corp não avalia apenas um produto ou serviço, mas é a única certificação que avalia o impacto geral positivo de uma empresa – em todas as suas áreas – e mede o seu desempenho social e ambiental. A Avaliação de Impacto B analisa a forma como as operações da empresa e o seu modelo de negócio impacta os trabalhadores, comunidade, meio ambiente e clientes, desde os fornecedores e matérias-primas até às doações de solidariedade e benefícios para funcionários, seguindo os mais altos padrões de desempenho. O processo de certificação segue um passo a passo, iniciando-se pelo cumprimento de alguns requisitos, como: ser uma entidade com fins lucrativos; possuir mais de 12 meses de operação e operar em mercados competitivos, estando expostas aos riscos normais de qualquer empresa, como seus concorrentes, impostos e mudanças comerciais. O segundo passo corresponde a se submeter a uma avaliação do verdadeiro valor que a empresa gera na sociedade, através da ferramenta “Avaliação de impacto B – BIA”, de modo que somente com a obtenção de uma pontuação de pelo menos 80 dos 200 pontos no teste, a empresa poderá ser validada pelo B Lab. Além de avaliadas pela ferramenta BIA, são verificadas, auditadas e certificadas por especialistas do B Lab. Após a validação da B Lab, a empresa poderá assinar a Declaração de Interdependência B Corp e passar a ser certificada como uma Empresa B, ficando comprometida a operar com altos padrões de transparência, além de aprimorar continuamente a sua gestão e mensuração de impacto.

O certificado permite que as empresas possam não só declarar que são sustentáveis e éticas, como comprovar o seu engajamento com esses valores e práticas, por meio de uma organização certificadora independente. Além disso, todas as Empresas B se comprometem, em até 12 meses após a obtenção da sua Certificação, a incluir em seu ato constitutivo/contrato social/estatuto social, determinadas cláusulas específicas – chamadas Cláusulas B – as quais asseguram o compromisso do negócio de atuar para além de interesses puramente financeiros e econômicos na tomada de decisões estratégicas, protegendo sua missão e estabelecendo responsabilidades sobre questões sociais e ambientais atreladas à sua operação.

Vê-se, pois, que qualquer empresa, desde que satisfeitos os requisitos acima mencionados, poderá vir a ser um Empresa B Certificada, independentemente de sua natureza jurídico-societária. 

E você? Já pensou em fazer do seu negócio um meio de promoção do desenvolvimento sustentável, aliando os interesses econômicos ao propósito socioambiental?

*Texto por: Maxwell Lima Dias
*Editado por: Luiza Guimarães
*Revisado por: Alessandra Dabul

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